Sistema Contra Incêndio

SISTEMA CONTRA INCÊNDIO

HIDRANTES E BOMBA DE INCÊNDIO:

Nós da DETECH realizamos as instalações, adequações e manutenções, com base na Instrução Técnica (IT) Nº22, aplica-se a edificações acima de 750m², cujo necessário a instalação de Sistemas de hidrantes e Mangotinhos para combate a incêndio, de acordo com o previsto no Decreto Estadual nº 63.911/18 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.

O sistema de hidrantes é um sistema de proteção ativa, destinado a conduzir e distribuir tomadas de água, com determinada pressão e vazão em uma edificação, assegurando seu funcionamento por determinado tempo. Sua finalidade é proporcionar aos ocupantes de uma edificação, um meio de combate para os princípios de incêndio no qual os extintores manuais se tornam insuficientes.

O item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, é a bomba de incêndio, trata-se de um equipamento que rapidamente transfere a água de seus reservatórios com uma grande vazão, para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.

As bombas de incêndio devem ser instaladas de acordo com o projeto de prevenção e combate a incêndio, onde é realizado um cálculo com as características da edificação, equiparada com o sistema de incêndio em uso, a partir desta, sabe-se o tipo de bomba, sua capacidade, entre outras características como o Mca e Lpm de forma individual.

SISTEMA CONTRA INCÊNDIO - HIDRANTES E BOMBA DE INCÊNDIO
SISTEMA CONTRA INCÊNDIO - Sistemas de Hidrantes

Os Sistemas de Hidrantes compõem-se:

- Reservatório de água;
- Bomba de incêndio;
- Tubulação da rede de distribuição;
- Abrigo metálico na cor vermelha;
- Mangueira de incêndio de acordo a finalidade;
- Válvulas de registro e de retenção;
- Adaptadores, tampão e chave Storz;
- Esguichos do tipo sólido ou regulável.

Sistema de combate a incêndio;
Hidrantes e Mangotinhos;
Corpo de Bombeiros;
Instalação de Hidrantes;
Manutenção de Hidrante;
Rede de incêndio;
Bomba de incêndio;
Prevenção e Combate a Incêndio;
Projeto de Prevenção.

SDAI – Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

O sistema de detecção e alarme de incêndio é responsável pela informação de forma audível ou audiovisual, dos usuários envolvidos em uma certa edificação ou determinada área com ocorrência de incêndio ou de sinistro.

Normalmente um sistema deste tipo é instalado nas edificações visando proteger o patrimônio e principalmente a vida, portanto a escolha de um bom fabricante na hora de realizar uma obra é de vital importância, evita constrangimentos, manutenções futuras e garante seu funcionamento na necessidade de uso.

Nós da DETECH trabalhamos com as mais conceituadas marcas no sistema de combate a incêndio, onde temos uma parceria consolidada com a fabricante Intelbras, onde seus equipamentos trabalham de forma inteligente e seus dispositivos apresentam sempre um sinal de supervisão, deixando sempre monitorando e sabendo que ao ser acionado estará prontamente apto a auxiliar nas atividades.

Como é composto o alarme de incêndio:

A linha de Detecção de Alarme de Incêndio é composta pelos seguintes equipamentos e dispositivos. A Central de Detecção e Alarme de Incêndio (Linha CIE – Intelbras) recebe a informação dos equipamentos que detectam a fumaça gerada pelo incêndio em sua fase inicial e de forma automática, ou até mesmo de forma “supervisionada” é acionado as sinaleiras audiovisuais, que indica a necessidade de evacuação da edificação.

Além da forma automática visto acima, existe a forma induzida, através dos Acionadores Manuais, do qual possuem um interruptor interno que quando é acionado por algo ou alguém em rota de fuga, por exemplo, ativa o alarme de incêndio.

Já o Sinalizador Audiovisual quando acionado pela central de alarme emite ciclos de som e flashes luminosos para alertar as pessoas do local sobre a ocorrência de incêndio.

SDAI;
Alarme de incêndio;
Detecção de incêndio;
Manutenção alarme de incêndio;
Instalação de alarme de incêndio;
Alarme de incêndio intelbras.

SISTEMA CONTRA INCENDIO - Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio
SISTEMA CONTRA INCENDIO - ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Iluminação de Emergência é umamedida de segurança obrigatória na maioria das edificações, tem como principal objetivo orientar a rota de fuga de um ambiente, ao caminho de saída mais próximo, no caso de queda de luz. Por este motivo, além de previsto por lei, este dispositivo é indispensável quando se trata de Segurança Contra Incêndio.

A intensidade e padrão de instalação a ser adotado da iluminação poderá variar, mas em todos os casos deverá atender as exigências minímas de aclaramento de acordo as IT’s do Corpo de Bombeiros, onde deve ser previsto sua luminância por no mínimo 60 minutos em sua total intensidade.

Já o circuito de alimentação da rede de iluminação de emergência, deverá ser constituído de forma individual e sinalizada em disjuntores ou em centrais para que possam ser realizados os devidos testes de funcionamento.

Ao serem acionadas, a iluminação deverá se manter ligada até o retorno da energia elétrica ou até que outras medidas preventivas sejam tomadas. O objetivo é que garanta a proteção pessoal e patrimonial de todos presentes na edificação.

Iluminação de emergência;
Sistema de aclaramento;
Central de iluminação;
Bloco de aclaramento autônomo;
Circuito individual.

SINALIZAÇÃO VISUAL DE EMERGÊNCIA

A sinalização visual pode ser implementada dentro de edificações, empresas, indústrias, construções e ambientes maiores que contenham um número significativo de pessoas.

Em todas as circunstâncias deve-se respeitar as recomendações junto as IT’s (Instruções Técnicas) do Corpo de Bombeiros, o uso desse sistema se torna obrigatório em locais como condomínios residenciais ou comerciais, além de escadas de serviço, saídas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, escolas, hotéis, shoppings, entre outros lugares públicos.

Este tipo de sinalização tem a função principal de garantir rotas de fuga, especialmente em momentos de emergência, vale ressaltar que esse sistema não consegue clarear os locais em que está instalado, a finalidade é ter um canal de comunicação não-verbal, ajudando as pessoas a deixarem o local em segurança.

Sinalização de emergência;
Orientação de fuga;
Sinalização de fuga;
Instalação de placas de emergência

SISTEMA CONTRA INCENDIO - SINALIZAÇÃO VISUAL DE EMERGÊNCIA
SISTEMA CONTRA INCENDIO - PORTA CORTA FOGO

PORTA CORTA FOGO

A porta corta fogo, também chamada de PCF é uma porta resistente ao fogo, utilizada com a finalidade de garantir proteção contra incêndios, também impedindo a passagem de fogo ou fumaça entre ambientes, facilitando a fuga de pessoas e os seus resgates.

A sua implantação ou existência deverá atender os requisitos exigíveis para sua classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutenção e ensaios de portas corta-fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, para saída de emergência. As portas corta-fogo para saída de emergências são indicadas para instalação nos seguintes locais: antecâmaras e escadas de saídas de emergência de edifícios; acesso as áreas de refúgio; paredes utilizadas na compartimentação de riscos; acesso aos subsolos, áreas restritas como casa de máquinas e intercomunicação entre edifícios.