Renovação de AVCB

A renovação AVCB é um serviço essencial para manter estabelecimentos comerciais e condomínios regularizados junto ao Corpo de Bombeiros. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que certifica a adequação do local às normas de proteção contra incêndio.

Semelhante a um alvará, o documento garante que qualquer problema de incêndio será coberto pela seguradora com as devidas indenizações, além de garantir a segurança de todas as pessoas que circulam no local.

A solicitação de renovação AVCB deve ser feita quando o documento que já se possui estiver prestes a expirar, este documento dura entre 1 e 5 anos, por isso esteja sempre atento a este prazo.

É importante ressaltar que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, pode a qualquer momento fazer solicitação de documentos ou até mesmo ir até o local para uma nova vistoria.

Algumas etapas abrangem o processo de renovação AVCB para estabelecimentos. O procedimento começa com uma pré-vistoria, onde são analisadas as condições dos equipamentos e sistema de prevenção e combate a incêndios do local. A partir da visita, um relatório é emitido para detalhar as necessidades de adequação e possíveis solicitações a serem realizadas pelos bombeiros.

Juntamente ao documento é anexado o ART do profissional responsável, para que então seja dada a entrada no processo junto ao Corpo de Bombeiros. Com a vistoria oficial agendada, o responsável técnico acompanha todo o processo e garante a obtenção da renovação com tranquilidade e eficiência.

É de extrema importância garantir a renovação AVCB dentro das condições exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Há demandas específicas para ambientes industriais e comerciais, além de especificações segundo o tamanho e tipo da edificação.

Em geral, a renovação do documento exige atestado de formação de brigada de incêndio, atestado de funcionamento dos equipamentos de segurança, laudo de instalações elétricas, atestado de instalações de gás, entre outros. O AVCB possui validade de cinco anos, com exceção de edificações de recepção ao público, cujo documento deve ser renovado a cada três anos no mínimo.

DETECH – Soluções de combate a incêndio © – 2020 – CNPJ 35.068.882/0001-01