INSTALAÇÃO DAS PRUMADAS ELÉTRICAS

Por ser uma composição de instalações e cabos de alimentação, a prumada elétrica consiste em elementos individuais das unidades consumidoras de toda uma edificação (apartamentos, conjuntos comerciais e elevadores, por exemplo), no entanto, a prumada elétrica, é parte da infraestrutura do edifício e não uma instalação particular, onde o condômino não deve alterar à sua necessidade individual.

A prumada elétrica deve ser dimensionada para atender a finalidade prevista, seja ela residencial ou comercial. A prumada elétrica deve estar preparada para suprir as necessidades de demanda e também para compensar os efeitos da queda de tensão devido às distâncias de cada unidade consumidora.

 

A prumada elétrica em edifícios parte do Centro de Medição e chega ao quadro elétrico de cada unidade consumidora. A prumada elétrica geralmente é composta por eletrocalhas, eletrodutos verticais e horizontais ou ainda shaft’s onde os cabos atravessam os andares sem o uso de tubulações em todo trajeto. Alternativamente e para alguns usos específicos, a prumada elétrica também pode ser constituída por barramentos blindados (bus-way ).

Em casos de necessidade de reforma da prumada elétrica, seja por envelhecimento das instalações ou por necessidade de uma demanda maior, os condomínios devem contratar empresas especializadas, para o correto dimensionamento e apresentação de soluções eficazes à instalação em questão. A reforma da prumada elétrica é fundamental quando esta não atende às necessidades projetadas, já que sua defasagem diminui a qualidade da energia elétrica disponibilizada, além de colocar em grave risco todas as instalações.

DETECH – Soluções de combate a incêndio © – 2020 – CNPJ 35.068.882/0001-01