Bomba de incêndio – Instalação e ligação independente

Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.

De acordo com o projeto de instalação de bomba de incêndio, sabe-se o tipo de bomba, sua capacidade e se é trifásica, monofásica, entre outras características.

Assim como todas as especificações de um projeto de segurança e prevenção de um imóvel, a instalação de bomba de incêndio deve estar de acordo com as normas que a regulamenta.

Cuidados na instalação de bomba de incêndio

Se for uma opção elétrica, esta deve ter a alimentação de energia independente do restante, para que funcione separadamente e claro, para que o sistema que está em curto ou em incêndio seja desligado, pois se um bombeiro ou brigadista usar a água sem realizar a desenergização de todo o sistema serão eletrocutados, visto que a água conduz energia elétrica.

Para uso e instalação de bomba de incêndio, devem-se ter alguns cuidados, como:

  • Tubulações de rede elétrica que alimentam a bomba devem estar em locais protegidos que não podem ser avariados em acidentes ou no próprio incêndio;
  • A casa de bombas de incêndio também deve estar em local abrigado e protegido.

DETECH – Soluções de combate a incêndio © – 2020 – CNPJ 35.068.882/0001-01